O COMENSAL SOLITÁRIO


A caça primitiva levava à divisão da comida, o que pode ser visto ainda hoje ao nível tribal ou no estilo ocidental.

O banquete, a divisão da comida e todo o processo de sentarmos-nos juntos a uma hora especial de refeição são parte de nossa "herança de caça".

O comensal solitário é um personagem melancólico, com frequência constrangido a comer às pressas e logo partir.


Extraído da obra de Desmond Morris.

DALTON FALA


(...) Estamos em uma movimentada esquina. O sinal fecha.

– Dalton? – eu pergunto. Ele vira e me olha desconfiado. Peço um autógrafo nos três livros que retiro de dentro de uma sacola plástica.

Ao se deparar com uma rara primeira edição de Cemitério de elefantes, publicada em 1964, o contista reclama:

– Mas esta edição eu renego! Já reescrevi diversas vezes! (...)


No ano passado, a Folha de Londrina publicou uma matéria de um estudante de jornalismo de Maringá, Alexandre Gaioto. Era o relato de uma conversa que ele teve com o Dalton Trevisan. Com um detalhe: em nenhum momento, o rapaz revelou ao escritor que transformaria aquele encontro numa reportagem.

Rolou uma certa polêmica interna na época, com parte da redação indignada com a suposta falta de ética do estudante. Eu, que achei a história engraçada (e não tenho toda essa tara pelo Vampiro), defendi a publicação da matéria.

Um ano depois, o sujeito voltou a Curitiba e perseguiu o Dalton novamente. O reencontro, desta vez, foi parar no Jornal do Brasil (leia aqui).

Continuo a favor da "estratégia". E você?

SOM DE SEMPRE: T.REX



Melhor banda do mundo (para mim, claro).

SOM DA VEZ: HALL AND OATES



Tem uma coletânea maneirinha deles para baixar aqui.

"MORANGO, VEM COLAR O VELCRO AQUI FORA!"


O Bial anda tão saidinho que não vai ser nenhuma surpresa se ele disser algo do tipo para a Angélica daqui a pouco.

"MUNDO TÁ CÃO"



É de um conhecido das antigas de Brasília. Vi no Gas.

CONFUSÃO


Do Liniers. Clique para ver (um pouco) melhor.

"O LADO LUZ DO CLIENTE"


Mais uma da série Releases Cretinos.

CONSULTORIA: O Lado Luz Do Cliente...

A empresa e/ou cliente do Consultor, em potencial ou não, quase sempre não sabe ou até não quer dizer qual é seu real "problema", ou seja, porque, de fato, procura seus serviços.

Na verdade, toda empresa/negócio tem seu lado de "luz" - real, evidente e transparente -, e o lado de "sombra" - desconhecido, oculto e opaco.

Cabe ao Consultor ampliar os aspectos evidentes, aumentando as áreas conhecidas, a partir de pesquisa, entrevistas, depoimentos, observações e testemunhos, fazendo o reconhecimento do terreno e, inclusive, ganhando a confiança e credibilidade das pessoas envolvidas e esclarecer quais objetivos, interesses e recursos realmente em jogo.

É o que assegura ***, há 40 anos consultor organizacional e coach de consultores, CMC Certified management Consultant e presidente do ***. Você quer saber mais sobre como, porque e quando contratar Consultoria? Fale com ele.

O SOM DO ARNAUD



Sobre a morte do Arnaud Rodrigues, faltou alguém falar um pouco mais do currículo dele como músico - seja em carreira solo ou com o Chico Anysio. Aqui tem uma rara entrevista em que ele comenta essa faceta esquecida. Abaixo, links para alguns discos bem interessantes, que misturam rock, samba, forró, funk, psicodelia...

Murituri (1974)
Baiano e os Novos Caetanos (1974)
Baiano e os Novos Caetanos 2 (1975)
Sound & Pyla ou Homenagem do A ao Z (1970)
Som do Paulinho (1976)

EXÉRCITO DO SURF (DE TREM)



Ontem morreu mais um garoto que brincava em cima de um trem nos arredores de Curitiba - leia aqui. Para quem quiser entender melhor essa nova onda (sem trocadilhos) de surf ferroviário, reproduzo abaixo uma matéria que escrevi sobre o assunto em agosto do ano passado.

No início da década de 90, imagens de jovens se arriscando sobre os trens urbanos da Central do Brasil, no Rio de Janeiro, correram o mundo. Era o fenômeno do surf ferroviário, que logo se espalhou por outras cidades brasileiras e ganhou destaque na rede de tevê CNN, responsável por uma série de reportagens sobre o tema. Quase vinte anos depois, essa prática perigosa e ilegal está mais viva do que nunca, agora nas composições de carga.

Não à toa, a ALL (América Latina Logística), maior empresa do segmento com base ferroviária, acaba de lançar uma campanha de conscientização para coibir o surf ferroviário. A ação, que prossegue até dezembro, contempla as cidades de Curitiba (e Região Metropolitana), Santos, Sorocaba, Araraquara e Bauru, consideradas de maior incidência.

No Paraná, a companhia registrou seis acidentes com morte desde 2006. Quatro deles ocorreram apenas em dezembro do ano passado, o que indica um aumento no número de praticantes. A última vítima foi Anselmo Rodrigues dos Santos, de 22 anos. No dia 19 de julho, ele teve o corpo partido ao meio depois de cair de um trem no município de Piraquara, a cerca de 20 quilômetros da capital.

Segundo a polícia local, Anselmo estava acompanhado de outros dois rapazes, que fugiram depois do incidente. A família, no entanto, acredita que ele foi assassinado. Uma história complexa, que inclui brigas entre irmãos e acusações de abuso infantil. ''Uma irmã nossa, que nunca gostou do Anselminho, andou dizendo por aí que ele estuprou a filha dela. Os homens da vila se revoltaram e jogaram ele no trilho do trem'', resume Lindemir, outra de suas irmãs.

Seja como for, ela admite que Anselmo tinha o hábito de ''brincar'' nos vagões da ALL. ''A gente sempre aconselhava ele a não fazer isso. Por causa do perigo e porque os seguranças da empresa podiam pegá-lo'', diz a moradora da Vila Macedo, em Piraquara.

Anselmo, um adulto, destoa, em parte, do perfil do ''surfista'' apresentado pelo departamento de segurança da companhia: crianças e adolescentes carentes de regiões cortadas por linhas férreas. E basta uma rápida pesquisa na internet para perceber que a prática também é adotada por jovens de classe média. Só na rede social Orkut, há mais de 20 comunidades sobre o tema cadastradas. Sem contar os vídeos postados no YouTube com registros de ''aventuras'.

Procurada pela reportagem, Carolina Goulart, coordenadora dos programas de segurança da ALL, afirma que conhecia as comunidades virtuais dos surfistas - mas não imaginava que eles também se exibem no portal de vídeos. Ela explica que as ações de conscientização são desenvolvidas dentros das comunidades, por meio de palestras e da distribuição de materais educativos. ''Os garotos sobem nos trens pela adrenalina, porque não têm outras opções de lazer'', diz.

Carolina ainda conta que, no interior de São Paulo, a ALL presenteou crianças com bolas, e isso diminuiu a incidência da prática. Mas como chamar a atenção dos jovens mais abastados, que têm acesso à internet e câmeras de vídeo? Segundo a coordenadora, o mapeamento das áreas de risco feito pela companhia não apontou surfistas com o perfil identificado pela reportagem - e, portanto, ainda não há qualquer tipo de ação voltada para esse público.

''É QUASE SUICIDA!''

''Surf é arte, cair faz parte'', diz o lema de uma das várias comunidades do Orkut dedicadas aos surfistas ferroviários. Outro termo comum é ''rabeira'' (ou ''rabêra''), usado por quem apenas pega carona nos engates dos trens - uma versão um pouco menos radical do surf propriamente dito.

Nos dois casos, a motivação é a aventura, a adrenalina envolvida na prática. ''O barato é curtir o vento na cara e o cheiro da natureza'', diz um internauta do grupo de discussão ''Pego Rabêra de Trem''. Outro afirma que ''é mais massa quando o trem está em movimento''. E arremata, empolgado: ''É quase suicida!''.

Muitos dos praticantes são montanhistas que percorrem a serra do mar pendurados nas composições. Um deles confessa que uma de suas viagens ''quase deu em m..., mas foi melhor do que ir a pé''. Há, ainda, quem se gabe de pular de um vagão para o outro. ''É muito louco, e tinha uma galera junto'', conta um rapaz.

Mas nada melhor do que os vídeos do YouTube para comprovar que o surf de trem é mesmo uma mania. Alguns chegam a ser embalados por trilhas sonoras de rock e hip-hop, a exemplo dos clipes de esportes radicais. Outros são ainda mais alarmantes, como o que mostra os praticantes segurando ''tubões'' (garrafas pet com refrigerante e cachaça) enquanto se divertem. Ou o assustador registro de um grupo de meninos portando pistolas (verdadeiras ou não) no alto de um vagão.

Na era da internet, não basta se aventurar e correr perigo - é preciso mostrar para quem quiser ver.

LOBISOMEM E PERCY JACKSON


Lobisomem é um desperdício em todos os sentidos. Trash de luxo, joga milhões pela janela para contar uma história à primeira vista interessante, mas narrada de forma totalmente atropelada.

Pior: tudo aqui soa derivativo, sem o menor traço de originalidade. Nem a maquiagem se destaca. E não venha me falar em "homenagem aos grandes clássicos". Balela.

Resumindo, um filme que não acrescenta nada ao imaginário da licantropia (sempre quis usar essa palavra!).


A maratoninha da semana terminou com Percy Jackson e o Ladrão de Raios, que deve render uma franquia nos moldes de Harry Potter. Aliás, o que não faltam aqui são semelhanças com a saga do bruxo nerd cafoninha.

A diferença é que, no lugar da magia, o eixo temático se baseia na mitologia grega (o personagem-título é um jovem semideus). A ambientação também muda. Em vez de uma Inglaterra estilizada, o cenário é a América contemporânea.

No fim das contas, a trama é tão nonsense que chega a ser divertida. Só não indico para maiores de 15 anos.

SESSÃO ESPÍRITA


Ainda não entendi o que levou o Peter Jackson a rodar o suspense espírita Um Olhar do Paraíso (outro título nacional pavoroso!).

Ok, o livro foi um sucesso e ele tem a manha de fazer esse tipo de adaptação. Mas o resultado é tão zero a zero que o filme já saiu condenado das sessões-teste.

Parece um subproduto de Ghost, O Sexto Sentido, Amor Além da Vida... Com este último, tem em comum o visual surrealista-farofa e o roteiro mal amarrado. E é longo, muito longo - duas horas e quinze que não acabam nunca.

Uma pena, pois o que mais gosto no trabalho dele é o olhar diferenciado, que conserva um certo fascínio infantil (na mesma tradição do Spielberg e do Shyamalan). Aqui, no entanto, a coisa descamba de vez para o new age já ensaiado na trilogia dos anéis.

Apesar dos pesares, talvez emplaque no Brasil, onde o público interessado "no mundo de lá" é grande.

UMA GRANDE GAROTA


Imagine um filme sobre uma adolescente negra, gorda, pobre e analfabeta que é expulsa da escola porque engravidou, pela segunda vez, do próprio pai.

Agora, pense na Oprah Winfrey se comovendo com a história e virando co-produtora (leia-se investidora) do projeto.

Por essas e outras, fui sem muita expectativa à cabine de Preciosa, que tem seis indicações ao Oscar 2010. Mas o que parecia ser o dramalhão da vez se revelou um trabalho corajoso, que lida de forma honesta com vários temas delicados.

E quando digo "corajoso" e "honesto", não é para aliviar a barra de um filme apenas politicamente correto. Me refiro à atitude de se permitir vestir, o máximo possível, a pele dos personagens. Inclusive para mostrar o lado engraçado, ou tragicômico, das situações.

É isso o que o diretor Lee Daniels, produtor de "A Última Ceia", oferece ao espectador: o pacote completo das emoções da protagonista, com direito aos seus sonhos mais ridículos (taí uma indicação merecida, olho nele).

Em tempo: ainda que Mo'Nique e Gabourey Sibide sejam as estrelas, destaco também o trabalho da (lindíssima) Paula Patton - que se esforça para dar brilho a um papel meio sem sal.

A FÉ GLOBALIZADA


Só para registrar, hoje saiu uma reportagem que produzi sobre a Fé Bahá'í (rola até o relato de uma refugiada iraniana). Seguem trechos. A primeira das três partes do texto está aqui.

(...) Uma das religiões monoteístas mais novas, a Fé Bahá'í surgiu no fim do século 19, na Pérsia (onde hoje é o Irã). Espalhou-se rapidamente pelo mundo e atualmente conta com cerca de 7 milhões de seguidores em 240 países. Inclusive no Brasil, onde 50 mil pessoas - descendentes de iranianos ou não - declaram-se bahá'ís.

Os adeptos crêem que o fundador do movimento, Bahá'u'lláh (1817-1892), foi um mestre divino como Buda, Moisés, Maomé, Krishna, Jesus Cristo etc. Em 1863, ele declarou ser o portador de uma mensagem que defendia a unidade das religiões e a igualdade entre os sexos, entre várias outras propostas inovadoras para a época. Logo passou a ser perseguido e terminou seus dias preso na região da Palestina Otomana, atual Estado de Israel.

(...) Para os fiéis, a globalização, como conhecemos, é o início de uma fase de ''maturidade'' da humanidade, baseada na paz universal e no desenvolvimento das potencialidades do indivíduo. Eles também acreditam que o profeta previu a criação da internet (''a base comum para a comunicação dos povos'').

Essa busca por unidade é justamente o principal alvo das críticas contra o bahaísmo, muitas delas feitas em tom de teoria conspiratória. Textos disponíveis na web, especialmente em sites de denominações evangélicas, acusam os líderes de tramar o estabelecimento de uma nova ordem mundial que vai apagar todos os traços culturais e religiosos das nações. E mais: o plano de dominação começa pela infiltração em pontos estratégicos das Nações Unidas.

TRAILER RETRÔ (10) - A DANÇA DOS VAMPIROS, 1967


DAS ANTIGAS

xxxxxxxxxxxxxx
Circula por aí mais uma coleção de fotos raras de celebridades. Seguem as que eu mais curti. O resto (são 125 no total) tá aqui.

Madonna em 1976

Hitchcock

Marilyn (lôca!)

Salvador Dali

Bob Marley encontra os Jacksons

ÀS VEZES A GENTE ACORDA COM CADA MÚSICA NA CABEÇA... (9)



Essa versão do Pepeu é boazona. E olha que eu tenho a maior simpatia pelo Rádio Taxi (que, bem ou mal, emplacou 8 hits)...

SEGUNDA CHANCE


Tessália virou a nova Geisy - só que com o Brasil inteiro no papel dos alunos da Uniban.

Tudo bem. Ainda tem o Dourado, o Frota dos anos 10.

ATÉ QUE EU GOSTEI


Não é, nem de longe, o Oscar mais empolgante dos últimos tempos. Mas repito o que disse para a Josiane:

Avatar marca a volta do filme-evento, que atrai multidões e ainda inova na tecnologia.

Guerra ao Terror é o filme "deles", sobre o tema do momento por lá.

Amor sem Escalas vai crescendo na cabeça todo dia - bom sinal.

Distrito 9 transborda vigor, energia.

E Bastardos Inglórios é uma grande festa, não?

LOVESTÓRIAS

--------------------
Crudelíssma essa série do Angeli. Clique nas tiras para ver (um pouco) melhor.




BASTIDORES DA FORÇA

---------
Bem legal essa coleção de fotos raras (pelo menos para mim) de Guerra nas Estrelas. Se não me engano, vi primeiro no Trabalho Sujo. Tem mais aqui.