VEM AÍ MAIS UM CAMPEÃO DE AUDIÊNCIA


Não tenho dúvidas de que Chico Xavier será o grande sucesso brasileiro da temporada. Trata de uma figura tão forte e cultuada que ninguém vai prestar atenção nos defeitos do filme. Até porque o grande público já está mais do que familiarizado com o padrão "global" do diretor Daniel Filho.

Tudo é muito básico na realização. E alguns momentos beiram o trash mesmo, como as aparições do espírito que guiava o médium, Emmanuel (interpretado por uma bibona vestida de Luke Skywalker).

Mas os atores estão muito bem (principalmente Ângelo Antônio, o "Chico jovem") e o roteiro traz pitadas de humor que aproximam o personagem dos meros mortais. De quebra, há uma história paralela que vai fazer todo mundo chorar no final.

No mais, não ficarei surpreso se começarem a surgir relatos de visões ou aparições sobrenaturais durantes as sessões.

PS - Para participar da cabine de hoje, tivemos de deixar nossos celulares na entrada da sala, onde um segurança "armado" com um detector de metais também verificou se escondíamos câmeras. Não que isso seja uma novidade - aconteceu em King Kong, por exemplo. Mas, cá entre nós, por que desconfiar de uma meia dúzia de jornalistas fuleiros de Curitiba? Se bobear, o filme já está à venda nos camelôs de São Paulo...

DOURADO GANHOU


Ganhou uma segunda chance e soube aproveitá-la muito bem. Foi o nome do programa.

Só que o vencedor do Big Brother, muitas vezes, é o menos rejeitado. E aí pode dar Fernanda, que cresceu no jogo na reta final, depois de ser "dirigida" via carta (ok, ela ralou em algumas provas do líder, mas quem realmente se importa com isso?).

Quanto ao Cadu, o michê amigão morreu na praia. Tudo bem, ainda tem a capa da G para ele fazer...

MAS, AFINAL, O QUE É KARAMU?


Desde que fiz um comentário sobre a música "All Night Long", do Lionel Richie, vira e mexe alguém cai no blog querendo saber o que signfica a palavra "Karamu".

Como o post não elucida esse mistério, resolvi pesquisar. E, pelo que entendi, Karamu é o ponto alto da Kwanzaa, uma espécie de feriado cultural que une os descendentes de africanos mundo afora - sempre no fim de dezembro.

Claro que a coisa é bem mais complexa do que isso. Portanto, se alguém quiser acrescentar ou corrigir algo, o espaço está aberto.

Resolvido o problema, seguimos com a programação normal.

NEM PLACEBO, NEM MOBY


O show que eu quero ver em abril é do Afrika Bambaataa. Informações aqui.

POR QUE ME UFANO DE MEU PAÍS


Tirei daqui.

ERA MESMO EM 3D?


O visual incrível compensa o roteiro meia boca de Como Treinar o seu Dragão. Mas, cá entre nós, a versão em 3D não acrescenta muita coisa.

Na real, acho que vai demorar até que um filme nesse formato cause o mesmo impacto de Avatar. E digo mais: essa Alice gótica-farofa que vem por aí não vai fazer nem sombra para os azulões.

O CORPO GRITA


Foram quatro dias de molho, sem colocar o nariz para fora de casa - literalmente, porque tudo começou no nariz. Ordens médicas.

O lado bom foi que terminei o livro do Simonal (completíssimo, tristíssimo). Também vi, finalmente, Tudo Pode Dar Certo, aquele do Woody Allen com o Larry David (o mesmo filme de sempre, e como sempre me amarrei).

E ainda Adventureland, 500 Dias Com Ela e Pineapple Express. Só comédias, para compensar a deprê. No som, Banda Black Rio, Som Três, Cassiano, Azimuth... Tudo em CD, esse artefato primitivo que ainda toma conta do apartamento.

Em alguns momentos, cheguei a pensar que o corpo gritou - para o cérebro não se espatifar. Na dúvida, volto hoje numa vibe babysteps.

ALEX CHILTON (1950 - 2010)



O líder de uma das minhas bandas preferidas morreu hoje. Leia mais aqui.

O PRECIOSO


Definindo vulgarmente, Um Sonho Possível é a versão Sessão da Tarde de Preciosa.

A diferença (além do tom edulcorado) é que, aqui, quem ajuda o personagem negro, gordo e miserável são os brancos. Brancos ricos, republicanos e bons cristãos, diga-se de passagem.

Resumindo, um filme "correto e edificante", como disse o Marden.

Sobre a Sandra Bullock, sou suspeitíssimo para julgar se mereceu o Oscar ou não. Tenho uma queda por ela desde os anos 90, quando a vi, pela primeira vez, em O Demolidor (antes mesmo de Velocidade Máxima).

De qualquer forma, achei que não seguiu a linha "comediante se transfigura para fazer um dramalhão" - que quase sempre soa over. Manteve um pouco da veia cômica e, assim, preservou sua identidade.

Mas ainda prefiro ela morena...

IDENTIDADE TERRITORIAL


Reunidos num espaço confinado, os humanos defendem a sua identidade territorial ignorando estudadamente os seus companheiros e convertendo-os em não-pessoas.

O contato visual é evitado, e os rostos ficam sem expressão.

Extraído da obra de Desmond Morris.

O DAIME NA MIRA


"Ayahuasca sem Dogma" é o título de uma matéria que escrevi em novembro de 2008 para a FdL. A ideia era mostrar os grupos urbanos e independentes que tomam o chá.

Desde a morte do Glauco, tem sido a reportagem mais acessada do meu outro blog. E deve continuar assim, já que esse assunto ainda vai render muito na imprensa.

Seguem trechos (ou leia tudo aqui). A foto, tirada no subsolo do Instituto Ayahuasca, em Curitiba, é da Letícia Moreira.

(...) Estima-se que 20 mil brasileiros são adeptos das três religiões sincréticas calcadas no uso da substância: Santo Daime, União do Vegetal (UDV) e Barquinha. Esse número, no entanto, pode dobrar quando entram na conta os centenas de grupos independentes espalhados pelo Brasil. (...)

(...) Só em Curitiba existem, pelo menos, dez deles. Do novato Centro Universalista Mãe Terra (CEUMT), com cerca de 15 frequentadores, ao consolidado Instituto Ayahuasca, cujo espaço costuma receber até 60 pessoas por sessão. Sem contar iniciativas isoladas, promovidas em círculos restritos de amigos. (...)

(...) Mais de 50 pessoas se reuniram, no último domingo, na sede do Instituto Ayahuasca, no bairro do São Francisco, em Curitiba. Gente, basicamente, de classe média e formação universitária, mas de todas as idades. Já passava das 14 horas quando Fernando Cracco, responsável pelo centro, iniciou uma preleção. (...)

(...) Durante a rápida palestra, Cracco explica os detalhes do ritual e descreve os benefícios trazidos pelo chá. Entre eles a possibilidade de curar dependentes químicos e viciados em geral. "A ayahuasca é uma professora. Ela vem para ensinar e libertar a pessoa de tudo o que a escraviza" diz. E enfatiza: "Vocês vão ter um encontro com vocês mesmos, com seus céus e infernos". (...)

ÀS VEZES A GENTE ACORDA COM CADA MÚSICA NA CABEÇA... (10)



Alguém lembra disso? É uma sátira da Blitz, no auge da banda, feita por um radialista do Rio. Também conhecida como "O Nome Dela é Valdemar".

AVISO AOS LARIQUEIROS


Larica Total especial com Claude Troisgros, último episódio da temporada.
Hoje, à 0h30, no Canal Brasil.
Reprises amanhã, às 22h35 e 0h30.

Antes tem História Sexual da MPB, sobre músicas de duplo sentido (21h).
Em seguida, O Som do Vinil, com Gerson King Combo (21h30).

ENSAIO SOBRE A LOUCURA


Saí atordoado, "derrotado" da cabine de Ilha do Medo, a quarta parceria do Scorsese com o DiCaprio.

Não que seja um trabalho perfeito. Pelo contrário, tem vários problemas. A começar pela duração de duas horas e meia, que deixou a história arrastada. Dei até uma cochilada lá pela metade.

Mas os últimos 40 minutos são perturbadores. E nem me refiro à reviravolta da trama, que deve fazer a alegria de quem vai ao cinema só para tentar adivinhar o final do filme - que, por sinal, é sucesso de bilheteria nos EUA.

O que mexeu comigo foi a carga dramática e os subtextos que surgem desse desfecho. Talvez eu estivesse meio fragilizado na hora (ui!), não sei. O fato é que o "bagúio" bateu forte. E foi quase uma bad trip.

PS - Ben Kingsley é sensacional!

LEITURA DIÁRIA


Manchete de hoje do Meia Hora.

"BUT I TRIED TO RUN"




I SAW THE LIGHT (TODD RUNDGREN,1972)

It was late last night
I was feeling something wasn't right
There was not another soul in sight
Only you, only you
So we walked along,
Though I knew there was something wrong
And the feeling hit me oh so strong about you
Then you gazed up at me and the answer was plain to see
'Cause I saw the light in your eyes

Though we had our fling
I just never would suspect a thing
'Til that little bell began to ring in my head
In my head
But I tried to run,
Though I knew it wouldn't help me none
'Cause I couldn't ever love no one, or so I said
But my feelings for you
Were just something I never knew
'Til I saw the light in your eyes

But I love you best
It's not something that I say in jest (ha ha)
'Cause you're different, girl, from all the rest
In my eyes
And I ran out before but I won't do it anymore
Can't you see the light in my eyes

PRONTO, ACABOU


E até que não me saí tão mal nas minhas apostas.

Só errei mesmo em roteiro adaptado - deu Preciosa no lugar de Amor Sem Escalas. Filme estrangeiro também foi uma surpresa. Mas como não vi nenhum (preguiça), preferi não chutar.

Isso não significa que eu estava torcendo por Guerra Terror, o vencedor do Oscar menos assistido de todos os tempos. Tampouco contra Avatar, motivo de uma raivinha desmedida por parte do público dito "inteligente".

Sobre isso, aliás, percebi uma coisa interessante. Com poucas exceções, a grita contra Avatar vem sempre de quem não é da área do cinema (pitaqueiros de plantão, para variar). Os críticos mesmo, aqueles com horas de poltrona no curriculo, no mínimo se permitiram apreciar a experiência.

Enfim... Fiquei feliz com a vitória da Kathryn Bigelow (já disse aqui que me interesso pelo trabalho de diretoras), nada além disso. E frustrado, mesmo antes da festa, pela indiferença com relação ao Tarantino.

Quanto à cerimônia em si, aquela burocracia de sempre. Valeu por uma ou outra piadinha dos apresentadores e pelo Ben Stiller de Na'vi.

Agora é correr atrás do que ainda não assisti. Tenho a impressão de que vou me amarrar em Um Homem Sério e Direito de Amar.

AÇÕES DE REMOTIVAÇÃO


As ações de remotivação têm o objetivo de substituir o estado de ânimo não-querido num companheiro por um outro, mais atraente.

Os pais usam com frequência esse artifício para desviar o interesse das crianças, mas o processo também é empregado por adultos.

A mulher que se comporta como uma "garotinha" pode estimular sentimentos protetores, pseudopaternos, num namorado ou num chefe.

Extraído da obra de Desmond Morris.

SEXO, MÚSICA E FILOSOFIA BARATA (PRECISA MAIS?)


Duas dicas de TV para hoje, quarta, no Canal Brasil.

21h30 - Estreia do novo programa do Domingos Oliveira, Coisas Pelas Quais Vale a Pena Viver. Para quem curte uma boa filosofia barata (por mais contraditório que isso possa parecer).

0h - Segundo episódio da série História Sexual da MPB (foto), inspirada no livro e programa de rádio homônimos do jornalista Rodrigo Faour. Formato simples, entrevistas simpáticas e imagens de arquivo maneiríssimas.

Aliás, eu já falei aqui sobre minha obsessão pelo Canal Brasil? Assino todos os "telecines", que nem vejo muito, só para acompanhar O Som do Vinil, Larica Total, Amorais, Zoombido, Vozes da Informação, Documento Especial... E esses são só os que vieram na cabeça agora.

PS - Ando ouvindo os dois primeiros discos-solo do Ney Matogrosso. Depois falo sobre isso.

BEM RESOLVIDOS


Do Liniers, claro. Clique para ver (um pouco) melhor.