O DAIME NA MIRA


"Ayahuasca sem Dogma" é o título de uma matéria que escrevi em novembro de 2008 para a FdL. A ideia era mostrar os grupos urbanos e independentes que tomam o chá.

Desde a morte do Glauco, tem sido a reportagem mais acessada do meu outro blog. E deve continuar assim, já que esse assunto ainda vai render muito na imprensa.

Seguem trechos (ou leia tudo aqui). A foto, tirada no subsolo do Instituto Ayahuasca, em Curitiba, é da Letícia Moreira.

(...) Estima-se que 20 mil brasileiros são adeptos das três religiões sincréticas calcadas no uso da substância: Santo Daime, União do Vegetal (UDV) e Barquinha. Esse número, no entanto, pode dobrar quando entram na conta os centenas de grupos independentes espalhados pelo Brasil. (...)

(...) Só em Curitiba existem, pelo menos, dez deles. Do novato Centro Universalista Mãe Terra (CEUMT), com cerca de 15 frequentadores, ao consolidado Instituto Ayahuasca, cujo espaço costuma receber até 60 pessoas por sessão. Sem contar iniciativas isoladas, promovidas em círculos restritos de amigos. (...)

(...) Mais de 50 pessoas se reuniram, no último domingo, na sede do Instituto Ayahuasca, no bairro do São Francisco, em Curitiba. Gente, basicamente, de classe média e formação universitária, mas de todas as idades. Já passava das 14 horas quando Fernando Cracco, responsável pelo centro, iniciou uma preleção. (...)

(...) Durante a rápida palestra, Cracco explica os detalhes do ritual e descreve os benefícios trazidos pelo chá. Entre eles a possibilidade de curar dependentes químicos e viciados em geral. "A ayahuasca é uma professora. Ela vem para ensinar e libertar a pessoa de tudo o que a escraviza" diz. E enfatiza: "Vocês vão ter um encontro com vocês mesmos, com seus céus e infernos". (...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário