UM ÓRGÃO MUITO LOUCO


A história de alguém doente que recebe um coração e, de alguma forma, sente-se ''ligado'' ao doador não é nenhuma novidade na ficção. Até a Glória Perez já se arriscou no tema, numa novela das oito. Mas Instinto de Vingança carrega um diferencial literário: foi inspirado num conto de Edgar Allan Poe.

Terry, o personagem central, passa por um transplante e retoma sua rotina de técnico de informática e pai solteiro. Até que, certo dia, sente que o órgão adquiriu vida própria, obrigando-o a perseguir os assassinos do primeiro dono.

O diretor Michael Cuesta (de séries como Dexter e A Sete Palmos) consegue envolver o espectador logo na abertura, mostrando a cirurgia em ritmo frenético. Ele deixa claro que o verdadeiro protagonista é o coração - e isso, por si só, já é o suficiente para manter o público atento. O que vem a seguir, no entanto, é um filme que não se assume como trash, mas deveria.

Para piorar, o ator principal tem o carisma de uma pia. Resta, então, torcer para o coração (esse, sim, o herói do pedaço) continuar batendo até o final - que, verdade seja dita, traz uma surpresa bem sacada. Ainda assim, é muito pouco. Se fosse um filme da Sessão da Tarde, levaria o nome de Um Órgão Muito Louco.

2 comentários:

  1. Infelizmente nunca houve uma adaptação decente de algum conto do Poe. Com exceção de A Queda da Casa de Usher na versão de 1928, do Jean Epstein, mas é um filme mudo que a gente assiste mais por curiosidade do que por entusiasmo.

    ResponderExcluir
  2. Aí Omar, quando li seu texto há uma semana fiquei pensando qual conto do Poe teria dado origem ao roteiro. O Coração Delator não foi a primeira coisa que me veio à mente porque não há no conto nenhuma transferência de órgãos. O sujeito mata um idoso e empareda o corpo (tema recorrente no Poe), daí o coração do idoso "delata" o cara.

    Hoje, por curiosidade, procurei Instinto de Vingança no google, e vi em vários sites que o conto referência teria sido o Coração Delator... Mas a verdade é que o enredo do filme não tem nada a ver com o conto do Poe... Lembra muito mais "As Mãos de Orlac", do Robert Wiene, o mesmo diretor de "O Gabinete do Doutor Caligari". Mas enfim, tudo isso é só curiosidade de almanaque, porque o filme Instinto de Vngança tem cara de ser uma bomba mesmo.

    ResponderExcluir