SOU O PÚBLICO-ALVO


Sou o público-alvo de Sentimento de Culpa. Uma daquelas produções americanas pequenas, baratas, curtas, sobre os problemas de gente comum... Parafraseando o supracitado filósofo Álvaro Garnero: esse, sim, é o meu cinema!

Roteirista de mão cheia, Nicole Holofcener (já disse que me amarro em mulheres cineastas) faz aqui um recorte na vidinha de seis personagens totalmente reconhecíveis. E, mesmo sendo apenas regular na direção, consegue prender o espectador sem apelar para viradas mirabolantes ou momentos climáticos.

É o típico filme em que "nada acontece", alguém vai dizer. Mas só na superfície. Como quem não quer nada, Nicole nos coloca diante de temas como família, hipocrisia, casamento, solidão, doação e, claro, culpa. Impossível não se identificar.

Destaque também para o elenco. Principalmente a dupla Oliver Platt e Catherine Keener (eternos de coadjuvantes de luxo em Hollywood) e a incrível Rebeca Hall (de Vicky Cristina Barcelona).

Um único porém: a trilha sonora folk pau mole - uma verdadeira obsessão do cinema independente americano.

2 comentários:

  1. Catherine Keener, pra mim, é critério pra filme bom - ela não erra nunca.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei curiosa e com vontade de assistir, adoro filmes nesse estilo... Aqueles que a gente não dá nada e são simples e fofos. Pareceu, pelo menos =)

    ResponderExcluir