FÁBIO ELIAS: "O PIOR JÁ PASSOU"


Versão original da matéria que produzi para a Folha de Londrina e saiu no último domingo (31/11).

MEU PRIMEIRO ANO CAIPIRA

Figura simbólica do rock parananense, Fábio Elias fala sobre sua ''conversão'' à musica sertaneja

Durante quase duas décadas, Fábio Elias, 34, foi uma das figuras mais simbólicas da cena musical paranaense. À frente da banda Relespública, fundada quando ele ainda era um adolescente, o cantor e guitarrista gravou discos, videoclipes, DVDs e rodou o Brasil fazendo shows. Mais do que isso: ergueu a bandeira do rock and roll clássico num país que praticamente ignora o gênero.

Mas algo mudou na relação do músico com seu fãs fiéis. Há exatamente um ano, Fábio anunciou uma guinada radical na carreira. Estava trocando os porões alternativos pelos bailões caipiras. Seu alvo, a partir dali, seria o público do subgênero emergente conhecido como ''sertanejo universitário''. Para os roqueiros xiitas, não poderia haver traição maior.

Meses depois, em abril deste ano, veio o primeiro lançamento, um CD com 13 faixas intitulado ''Me Dê um Pedaço Seu''. A estratégia de divulgação incluiu um clipe ''polêmico'', em que ele aparecia bem mais magro, vestido à moda country e se arriscando numa dancinha desajeitada. Foi o suficiente para que os antigos admiradores e os detratores de plantão promovessem um verdadeiro linchamento virtual nas redes sociais da internet.

Sobrou até para a mulher do músico, a psicóloga e âncora de rádio Maria Rafart. Doze anos mais velha do que Fábio Elias, e com forte influência sobre o artista, ela foi apontada como a grande responsável pela mudança de rumos do marido - uma espécie de ''Yoko Ono da Relespública''. A banda, entretanto, não terminou. Apenas interrompeu suas atividades por conta das divergências, digamos, conceituais.

Maria já era empresária do grupo quando os dois se casaram numa cerimônia roqueira, em cima de um palco e com direito a uma canção composta especialmente para a noiva. Pouco depois, ela sugeriu que Fábio se mudasse para São Paulo, com o objetivo de ficar mais próximo de gravadoras, produtores, empresários e grandes veículos de comunicação.

Em sua peregrinação pela megalópole, o músico chegou à conclusão de que não havia espaço no mercado para o som retrô da Relespública. Disposto a buscar novos caminhos artísticos, flertou com as batidas eletrônicas e acabou chegando à nova onda caipira. ''Sempre cantei música sertaneja em casa, nas churrascadas. Só os parentes e amigos próximos sabiam disso'', afirma, defendendo-se das acusações de oportunismo.

Para Fábio, o grupo era um ''investimento sem retorno''. ''Sou um artista profissional, meu trabalho é compor e tocar. Quero viver, e não apenas sobreviver, de música'', diz. A questão financeira, no entanto, não foi o único fator que pesou na mudança. ''Gosto de ver o público cantando, dançando, feliz. Os últimos shows da Relespública tinham menos de 60 pagantes'', conta.

Isso não significa que a carreira sertaneja já esteja indo de vento em popa. O cantor ainda é pouco conhecido no meio e suas canções não são tocadas nas rádios da capital. Por enquanto, é como ele estivesse num limbo musical - muito roqueiro para os caipiras, muito caipira para os roqueiros. ''Não tenho medo de cair nesse limbo, porque o meu diferencial é justamente esse'', afirma.

Seja como for, Fábio faz uma avaliação positiva deste primeiro ano. ''Eu tinha dois problemas para enfrentar: saber se esse era mesmo o meu caminho e aguentar a mediocridade das críticas vazias. Mas já estou lançando um segundo CD, vou gravar um DVD e agora ninguém me segura mais. O pior já passou''.


EM NOVA EMBALAGEM

Para quem já gravou um disco chamado ''E o Rock'n'Roll, Brasil?'', Fábio Elias está mesmo irreconhecível. A voz rouca e a ingenuidade romântica das letras continuam iguais, mas sua atual embalagem (sonora e visual) é de dar arrepios nos roqueiros de carteirinha.

Se no primeiro CD solo a transformação era tímida, agora ele reaparece ainda mais magro e completamente adequado ao guarda-roupa country. Os óculos de aros grossos, sua marca registrada dos tempos da Relespública, devem ter ido parar no lixo.

Outra novidade é a parceria com a mulher, Maria Rafart. Juntos, os dois assinam músicas como ''Não Fique Sozinha'', ''Pensando em Você'', ''Me Dê um Pedaço Teu'' e a assumidamente autobiográfica ''Parei!''. Diz a letra: ''Parei de beber o bar / Parei de sair só pra pegar /Parei com essa vida louca''.

''Depois que casei, entrei num outro ritmo de vida, mais tranquilo'', diz o cantor, que faz questão de destacar o apoio incondicional da companheira. ''A Maria me incentivou a tentar outro caminho. No auge das críticas, ela disse que os grandes gênios são incompreendidos mesmo, e que estaria sempre do meu lado''.

9 comentários:

  1. Se fosse música caipira autêntica, "de raiz", até poderíamos entender e apoiar. Mas esse "sertanojo", sertanejo comercialíssimo, não dá para engolir. Em todos os estilos existe música de qualidade e existe o lado mais comercial (conhecido como "pop" ou "brega").

    ResponderExcluir
  2. realmente triste...sem pelebroi e relespublica curitiba fica bem chata sonoricamente a capital do rock nacional fica vaga, mas pelo menos o oneide saiu do pelebroi e n abandonou o rock...

    ResponderExcluir
  3. ''A Maria me incentivou a tentar outro caminho. No auge das críticas, ela disse que os grandes gênios são incompreendidos mesmo, e que estaria sempre do meu lado''. quanta genialidade...

    ResponderExcluir
  4. Ah, tô nem aí, Relespública era mó ruim e o sertanojo também deve ser, q se dane hahhaha

    ResponderExcluir
  5. Antes o cara imitava mal o The Who e agora imita mal o Chitãozinho...

    ResponderExcluir
  6. Que nojo... falso rockeiro ou falso sertanejo que quer aproveitar a onda? Por tras de um grande homem há sempre uma grande mulher...será q a maria não anda dando dicas furadas demais? Sim... Péssima escolha... uma vida por isso? Faz me o favor... me enoja...

    ResponderExcluir
  7. ta certo que a carreira de rockeiro não estava proporcionando um "viver de musica" para o cara mas...como a banda Blindagem, em Curitiba a Relespublica ja era parte do Folclore cultural Paranaense, é uma pena alguem jogar anos pela janela ainda mais por um sonzinho mediocre como o sertanejo, mas sorte ao Elias pois quem o conhece sabe como esse cara é gente boa e merece ter o melhor que a vida pode lhe proporcionar...

    ResponderExcluir
  8. ola sou cantor e compositor com 300 letra e musica sertaneja meu f.11 8611-1654 estou a procura de uma empresaria musical, quem precisar de letras ou musica nos façamos qualquer negocio, emprestamos vendemos compartilhamos, um abraço

    ResponderExcluir
  9. Nunca gostei deste cara como cantor ou compositor. Fico feliz da saída dele do rock. Ele não servia para isso e nunca servirá. Ele era, na minha opinião, o que o Reles Publica tinha de pior.

    ResponderExcluir