NA COMPANHIA DE HOMENS


Ainda no campo da reportagem, aproveito para recuperar uma que fiz em maio. Na pauta, os Guerreiros do Coração, um movimento "holístico" que busca resgatar a essência perdida da masculinidade - e vem crescendo rapidamente nos estados do Sul.

Trechos abaixo e a íntegra em duas partes (1 e 2, com links relacionados no fim dos textos).

"Nossa cultura perdeu a experiência profunda de ser homem através da companhia de outros homens", diz o texto de apresentação do curso Guerreiros do Coração. São dez encontros, realizados ao longo de um ano, com o objetivo de resgatar "a inteireza do ser para homens".

(...) Boa parte da metodologia é baseada em pequenos costumes e ritos de passagem ancestrais. Além de compartilhar experiências, os homens cozinham juntos, fazem fogueiras, meditam, dançam... Tudo envolto em uma simbologia de origem tribal.

(...) Em seguida, formamos um círculo em volta de objetos que representam os elementos da Terra, ou algo que o valha. Sentados, ouvimos Alexandre ler uma passagem de um livro sobre os costumes dos índios norte-americanos. Um papo sobre arcos, flechas, tambores, instrospecção, sonhos...


(...) "Quando o homem alinha visão e ação, surge sua missão. E todo o guerreiro deve ter uma missão", conclui o facilitador, para depois dividir a turma em dois grupos de quatro pessoas. Agora, cada um tem 30 minutos para resumir sua trajetória do nascimento aos 14 anos.

2 comentários:

  1. Lembro de uma aula de semiótica, há uns bons 10 anos atrás, onde a professora comentou sobre a perda do referêncial masculino devido as inúmeras conquistas femininas Naquela época, a discussão foi baseada também no filme "Clube da Luta". E é bem verdade, nítido.
    Acho legal. A mulherada vive sempre em busca de respostas, porque não os mocinhos fazerem também?

    ResponderExcluir
  2. O que pega, pra mim, é o verniz new age da coisa. Lendo o texto dá pra entender melhor.

    ResponderExcluir