PÍLULAS DE SABEDORIA


Do alto de seus recém-completados 73 anos, Domingos Oliveira faz uma "autoentrevista” comemorativa.

Nome e idade.
Domingos, 73.

Profissão e hobby.
Arte e arte.

Residência.
Nasci na rua da Matriz, Botafogo. A raposa tem seu covil, o pássaro tem seu ninho. Só o filho do homem não tem onde deitar a cabeça. Moro no Rio desde então, não gosto de viajar. Não tem nada lá que não tenha aqui.


Ora, por quê? Todo mundo gosta.
É muita informação vinda de fora.

O que acha da política?
Uma coisa da qual o homem de bem deve manter-se o mais distante possível.


Mas não tem solução?
Nenhuma. “Não vote em ninguém que já tenha sido eleito”.

O que acha das mulheres.

Gosto. Melhor invenção do criador. Quanto a mim, eu sou fácil. Fácil, nesse sentido. É só preencher o formulário e esperar dizerem alto o seu número.

Do amor e da paixão.
Amor é a vocação do homem: quanto mais, melhor. É um efeito colateral do sexo. A paixão é o sexo exacerbado. Mas acaba não sendo. Porque a paixão é transcendente. Não sei se é melhor, mas a maior coisa do mundo.

De Deus.
Se ele existe, o problema é dele.

Da sociedade atual.
Totalmente incompreensível e extremamente violenta. Somos o que somos. O mundo melhora, não piora. Para um momento de pessimismo, nada melhor do que uma lição de história.

Do teatro.
Quem não faz teatro não sabe o que é bom.

Do cinema.
Arte fácil. Quando a cena está chata, pode sempre cortar para uma paisagem.

Considera-se realizado? Se acha famoso?
Sou muito famoso no Leblon. Ipanema já nem tanto...

O que é a vida?
Uma história de mistério sem Sherlock Holmes.

O que espera do futuro?
Um homem é puro projeto. Puro lançar-se sobre o futuro.

Tem medo da morte?
Não. Medo da morte é um luxo da juventude. Da minha parte, vou dar muito trabalho. Sou um produto com certificado de garantia de pelo menos mais de dez anos. Ou melhor, não vou morrer. Dr. Roberto me traiu, Caymmi também. Mas taí o Dr. Oscar que não me deixa mentir. Eu não vou morrer.

Em que realmente acredita?
Que estou aqui. Feliz e entre os amigos. Tenho uma profunda noção da minha extrema felicidade.

Deve-se viver cada dia como se fosse o último?
Ou como se fosse o primeiro.

Melhor se arrepender de ter feito do que de não ter feito?
Sem dúvida.

Um homem deve satisfazer os seus desejos?
Sempre que a mulher não for casada. E quase sempre, quando for. E cuidado. A máquina de desejar do homem é muito frágil. Se o cara quer tomar sorvete e você diz: “Não, é muito longe”, ele perde a vontade de tomar sorvete.

Deve-se terminar tudo aquilo que começa?
Só assim você vai poder saber se o que fez é uma merda ou uma maravilha. Quanto à vida, ela começa e acaba sem que a gente tenha que se preocupar.

O que acha do sexo?
Tudo é sexo.

Amar é querer o bem do outro?
Incondicionalmente. Se não, não é amor.

Sente saudade dos seus 20 anos?
Como posso sentir saudade de uma coisa que aconteceu ontem? Morro de saudade. Mas não admito que ninguém diga que levou uma vida melhor que a minha.

Um homem é produto do meio?
Não. Essa é uma frase indecente. Um homem é absolutamente responsável por todos os seus atos. Não importa o que o passado fez de mim. Importa o que farei com o que o passado fez de mim.

Sente-se culpado de alguma coisa?
Nunca. Sempre absolvo a mim mesmo por falta de intenção culposa.

Tem pena de si mesmo?
Um passarinho cai do galho morto de frio sem jamais sentir pena de si próprio.

Você é feliz?
Quando a vida tem sentido.

A vida tem algum sentido?
Quando a Priscilla está por perto.

Um comentário:

  1. "Sente-se culpado de alguma coisa?
    Nunca. Sempre absolvo a mim mesmo por falta de intenção culposa."

    Preciso aprender a ser mais light.
    Definitivamente!

    ResponderExcluir