IRAQUE URGENTE


Guerra ao Terror é mesmo muito bom. E pode fazer mais estrago no Oscar do que parece, já que fala diretamente ao público americano.

Mostra o que está acontecendo no Iraque hoje, talvez neste exato momento. Nesse sentido, não é bem o "Platoon do século 21", como andam dizendo.

Urgência à parte, o filme prende a atenção mesmo sem sequências de ação frenéticas. Pelo contrário. Como o foco é a rotina de um esquadrão antibomba, as situações apresentadas pendem mais para o suspense dramático ("o troço vai explodir ou não?").

Não sei, não... Mas aposto em indicações, pelo menos, para melhor filme (são dez concorrentes agora, né?) e direção. Falando nisso, tem outro trabalho da Kathryn Bigelow que eu curto bastante e recomendo: Estranhos Prazeres, de 1995.

4 comentários:

  1. Curti uma passagem em que o fodão do filme foi desarmar uma bomba e, depois de abrir mão de todo aquele aparato de proteção pesado, disse algo do tipo... "Se eu vou morrer, pelo menos quero estar confortável".

    ResponderExcluir
  2. Também curti. Essa e aquela do "suquinho".

    ResponderExcluir
  3. Vou te dizer que ainda prefiro "Heavy Metal in Bagdad", aquele doc produzido pela Vice, sabe? O melhor sobre o Iraque até agora. Mas é bão e não vai ganhar do James Cameron, claro.

    saudades, abs

    Phil

    ResponderExcluir
  4. Valeu pela visita, Phil. Volte sempre. Abs!

    ResponderExcluir