MEUS DISCOS DA DÉCADA


Já virou tradição a eleição de melhores do ano da cultura pop promovida pelo Marcelo Costa, do site Scream & Yell. Os votantes, de todo os cantos do país, são jornalistas, radialistas, blogueiros, artistas e gente do meio independente em geral. E o saldo final é sempre um retrato fiel desse "mundinho" - para o bem ou para o mal.

Desta vez, além do balanço de 2009, fomos convidados a relacionar os melhores discos nacionais e internacionais da década. O resultado deve sair até o fim do ano, mas a minha lista, extremamente pessoal e sem ordem de preferência, vocês já conferem abaixo.

INTERNACIONAIS
Outkast (foto) – Speakerboxxx/The Love Below
Daft Punk – Discovery
N.E.R.D. – Fly or Die
Kanye West – The College Dropout
M.I.A. – Arular
At The Drive-in – Relationship of Command
Queens of the Stone Age – Songs for the Deaf
System of a Down – Toxicity
Basement Jaxx – Rooty
Madonna – American Life

NACIONAIS
Max de Castro – Samba Raro
BNegão & Os Seletores de Frequência – Enxugando Gelo
Racionais MCs – Nada Como um Dia Após o Outro Dia
Caetano Veloso – Cê
Los Hermanos – Ventura
Nação Zumbi – Nação Zumbi
Seu Jorge – Cru
Marcelo D2 – À Procura da Batida Perfeita
Rogério Skylab – Skylab II
Cidadão Instigado – Uhuuu!

E aí? Algum comentário, objeção, algo a acrescentar?

6 comentários:

  1. pô, eu colocaria um strokes e o segundo do CSS, rs... e colocaria o zii e zie também, além do Cê. mas deixaria o outkast tranquilamente... Citei vocÊ no último post. abração

    ResponderExcluir
  2. Pois é... Quase coloquei o Zii também, mas preferi dar espaço para outras coisas. Strokes não me tocou muito, apesar de reconhecer a importância. E o CSS quase entrou, só que o primeiro.

    ResponderExcluir
  3. Ah! Vi a citação e até (re)comentei. Mas esse bloglog às vezes some com os comentários, não?

    ResponderExcluir
  4. Vejamos... dos internacionais não tenho muito o que dizer. Nem sei se são da década, mas curto mais o primeiro e o Rated R do QOTSA do que o Songs. Dos nacionais, adoro o Ventura (tem muito fã que diz preferir o Bloco, mas é só por ser o disco "maldito" deles, não tem nem comparação) e o Enxugando o Gelo é clássico absoluto! O Samba Raro também acho massa, mas menAs. E o Skylab... haja disposição! Hehe... Vou pensar na minha lista...

    ResponderExcluir
  5. Pra você ver como foi sofrido escolher dez nacionais. Até Skylab entrou! (rs)

    ResponderExcluir
  6. bom, dava pra encaixar (na minha lista) um do romulo fróes (Cão, talvez) e um da dona inah (o com sambas do eduardo gudin). talvez o "estudando a bossa", do tom zé; talvez o disco da orquestra imperial. enfim, acho que unanimidades nas listas vão ser o "cê" e o "ventura".

    ResponderExcluir